Panorama internacional

Conversa Trump-Putin mostra que processo de multipolaridade é tendência irreversível, diz analista

A conversa telefônica entre os presidentes da Rússia e dos EUA, Vladimir Putin e Donald Trump, pode acelerar a solução da crise ucraniana e demonstra que a transição de um mundo unipolar para a multipolaridade já é irreversível, disse à Sputnik o vice-diretor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Nanjing, Zheng Anguang.
Sputnik
Na quarta-feira (12), Trump e Putin tiveram um longo telefonema no qual concordaram em iniciar imediatamente conversas para resolver o conflito na Ucrânia.

"Essa conversa pode acelerar a resolução da crise ucraniana. Ela também mostra que tanto a Rússia quanto os Estados Unidos querem facilitar uma solução rápida para a crise ucraniana", disse Zheng.

Ele ressaltou que, sendo o maior patrocinador de Kiev, Washington mostrou com essa chamada que quer resolver o conflito armado "o mais rápido possível".
Além disso, lembrou o especialista, os EUA enviaram o secretário do Tesouro, Scott Bessent, para a Ucrânia, e o secretário da Defesa, Pete Hegeseth, para a Europa, o que significa que a administração Trump "realmente contribui" para acabar com a crise.
Operação militar especial russa
De Zelensky ao 'Estado profundo': quem poderia tentar sabotar a paz entre Putin e Trump na Ucrânia?
De acordo com o especialista, essa conversa mostrou que uma coordenação entre as principais potências é necessária para resolver muitos problemas no mundo moderno.

"Isso também mostra que o processo de multipolaridade e multilateralismo é uma tendência irreversível", destacou.

Zheng espera que Trump continue a coordenar ações entre a Rússia, a Ucrânia e a Europa promovendo a cessação das hostilidades, a resolução de questões territoriais e o estabelecimento de "mecanismos de longo prazo para a paz" após o conflito.
O especialista chinês vê como objetivo dessas ações evitar o problema da "sobrecarga estratégica", em que os EUA precisam lidar com vários conflitos geopolíticos ao mesmo tempo.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar