O bloco está alegadamente cogitando introduzir contramedidas em resposta às tarifas recentes de Washington.
A disputa comercial entre os Estados Unidos e a UE tem se intensificado desde que Donald Trump anunciou planos para introduzir uma ampla gama de tarifas sobre a importação, em um esforço para combater o que ele descreve como um desequilíbrio da balança comercial. As medidas incluem grandes tarifas sobre o aço e o alumínio, taxas recíprocas por país, bem como impostos separados sobre carros, produtos farmacêuticos e chips de semicondutores.
O Financial Times relatou no domingo (16), citando funcionários, que a Comissão Europeia está se preparando para anunciar a primeira rodada de tarifas retaliatórias. Espera-se que essas medidas visem as culturas agrícolas dos EUA, incluindo a soja.
Por sua vez, Trump rebateu as ameaças, dizendo que "estarão machucando a eles próprios se fizerem isso". Ele enfatizou que a Casa Branca está aderindo ao plano de começar a implementar medidas recíprocas.
"Tudo bem, eu não me importo; deixe-os fazer isso, deixe-os fazer isso", disse ele no domingo (16) falando com os jornalistas, avança Reuters.
Em 10 de fevereiro, a Casa Branca anunciou tarifas de 25% sobre todo o aço e alumínio provenientes do exterior.