- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Reino Unido prepara retaliação aos EUA caso sejam impostas tarifas sobre produtos, diz mídia

© AP Photo / Kirsty WigglesworthBandeira do Reino Unido tremula sobre uma barraca de souvenirs em frente ao Big Ben. Londres, 16 de outubro de 2020
Bandeira do Reino Unido tremula sobre uma barraca de souvenirs em frente ao Big Ben. Londres, 16 de outubro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2025
Nos siga no
O Reino Unido já trabalha na preparação de medidas retaliatórias caso o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, imponha tarifas sobre produtos britânicos. É o que revelou nesta segunda-feira (3) o jornal Financial Times, que citou um alto funcionário do governo do primeiro-ministro Keir Starmer.
Na última semana, Trump ameaçou impor tarifas contra a União Europeia e ainda não descartou a possibilidade de aplicá-las também aos produtos do Reino Unido.

"Estamos preparados. Esperamos trabalhar em estreita colaboração com o presidente Trump, mas os ministros sempre farão o que for melhor para os interesses nacionais", afirmou o funcionário ao jornal.

A medida acontece em meio ao anúncio de tarifas sobre produtos do México e do Canadá, suspensas por um mês também nesta segunda.
Conforme a publicação, não há garantias de que o Reino Unido será poupado das intenções do presidente norte-americano.
Entre os setores que podem ter a imposição de tarifas pelo governo britânico, estão agropecuária e bens manufaturados. Apesar disso, Londres trabalha em alternativas diplomáticas para "evitar um conflito comercial direto".
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, discursa durante uma entrevista coletiva em Mar-a-Lago, em 16 de dezembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2025
Panorama internacional
Trump diz que 'com certeza' vai impor tarifas à União Europeia (VÍDEO)

Vai e volta de tarifas nos EUA

Trump assinou decretos com a imposição de tarifas sobre produtos de Canadá, México e China. No caso do Canadá, o indicador ficou em 25% para todas as importações, com exceção do setor de recursos energéticos, cuja taxa foi definida em 10%.
O mesmo valor foi aplicado ao México, enquanto à China foi determinada uma tarifa adicional de 10% além das que já existem sobre o comércio entre os dois países.
Posteriormente, Trump anunciou a suspensão da aplicação das taxações ao México e ao Canadá por um mês, após um acordo envolvendo o fortalecimento da segurança nas fronteiras com o objetivo de combater o tráfico de drogas e o fluxo de imigrantes irregulares.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала