- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

México e Canadá conseguem adiar tarifas dos EUA por 1 mês

© Foto / Governo do MéxicoA presidente do México, Claudia Sheinbaum
A presidente do México, Claudia Sheinbaum - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2025
Nos siga no
As tarifas de 25% sobre produtos mexicanos e canadenses anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e que valeriam a partir desta segunda-feira (3) foram suspensas por um mês, após negociações entre os países envovidos.
A medida, segundo Trump, era uma represália à suposta incapacidade do governo mexicano em combater a entrada de drogas em território estadunidense.
No caso do México, o governo concordou mais cedo em reforçar sua fronteira norte com 10 mil membros da Guarda Nacional para conter o fluxo de drogas ilegais, segundo a presidente do México, Claudia Sheinbaum, em uma postagem no X (antigo Twitter).
A presidente adiantou que faz parte do acordo o combate por parte dos EUA ao tráfico de armas para o México.
Por outro lado, Trump anunciou em sua conta na plataforma Truth Social que as negociações seguirão nesse período:

"Estou ansioso para participar dessas negociações com a presidente Sheinbaum, enquanto tentamos alcançar um 'acordo' entre nossos países."

Claudia Sheinbaum dá entrevista coletiva no Palácio Nacional, na Cidade do México. México, 2 de outubro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2025
Panorama internacional
México diz que os EUA vão dar um 'tiro no pé' com suas medidas tarifárias (VÍDEO)
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, após conversa com Trump, declarou em sua conta no X que seu governo se empenhará mais na proteção das fronteiras e no combate ao tráfico de drogas em contrapartida ao adiamento das tarifas, com investimentos de US$ 1,3 bilhão (cerca de R$ 6 bilhões) e quase 10 mil soldados na fronteira com os EUA.
No sábado (1º), Trump anunciou tarifas de 25% sobre produtos do México e do Canadá — com exceção da energia canadense, que seria taxada em 10% — e de 10% sobre produtos da China. Os três países tarifados reagiram ao anúncio do republicano.
Trudeau chegou a anunciar tarifas de 25% a produtos dos EUA. A China informou que vai acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as tarifas impostas por Trump.
No caso da China, Trump a acusa de ser responsável pelo fentanil que entra nos EUA, causando a crise de opioides que assola o país.
A crise do fentanil é relacionada a overdoses do opioide sintético nos Estados Unidos, que é 50 vezes mais forte do que a heroína. Estudo publicado por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) aponta que, em 2021, 66% das mais de 100 mil mortes por overdose no país estavam ligadas ao uso da droga.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала