Notícias do Brasil

'Trump foi eleito para governar os Estados Unidos, não o mundo', dispara Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quinta-feira (20) as recentes declarações e políticas do homólogo norte-americano Donald Trump. Lula ressaltou que o republicano deve se concentrar em governar o próprio país, sem tentar impor sua visão ao resto do mundo.
Sputnik
"Trump foi eleito para governar os Estados Unidos, não o mundo. Ele fala o tempo todo sem medir as consequências do que diz", afirmou Lula em entrevista à rádio Tupi. Além disso, Lula enfatizou que o Brasil não possui mais tanta dependência comercial em relação a Washington como ocorria no passado.

"Hoje, nosso comércio é equilibrado entre importações e exportações. Temos uma relação sólida, mas não somos subordinados. O que queremos é que Trump governe seu país sem recorrer ao protecionismo excessivo", acrescentou.

A fala ocorreu em reação às declarações de Trump no fim de janeiro, quando afirmou que os países latino-americanos, incluindo o Brasil, dependem mais dos Estados Unidos do que o contrário. "Nós não precisamos deles. Eles é que precisam de nós. Todos precisam", disparou Trump na época.
Notícias do Brasil
Lula diz que se Trump taxar produtos brasileiros haverá reciprocidade: 'Quero que respeite o Brasil'
Para o presidente brasileiro, as possíveis políticas tarifárias do governo norte-americano sobre produtos exportados por outros países, como a recente nova taxa sobre o aço, podem surtir o efeito contrário ao prejudicar a economia dos EUA e também gerar inflação.
"É essencial que Trump compreenda a importância de respeitar a soberania de cada nação, pois isso fortalece a democracia. Mas sua postura indica que ele quer ditar regras para todo o mundo", afirmou o líder brasileiro.
Mais uma vez, Lula afirmou que caso os EUA imponham tarifas contra o Brasil, o governo responderá com medidas equivalentes. "Não há outra alternativa. Esse tipo de atitude representa uma ameaça constante ao comércio global", concluiu.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar