Notícias do Brasil

'Trump foi eleito para governar os Estados Unidos, não o mundo', dispara Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia de anúncio do financiamento da concessionária EPR Litoral Pioneiro pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Palácio do Planalto. Brasília (DF), 29 de janeiro de 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quinta-feira (20) as recentes declarações e políticas do homólogo norte-americano Donald Trump. Lula ressaltou que o republicano deve se concentrar em governar o próprio país, sem tentar impor sua visão ao resto do mundo.
Sputnik
"Trump foi eleito para governar os Estados Unidos, não o mundo. Ele fala o tempo todo sem medir as consequências do que diz", afirmou Lula em entrevista à rádio Tupi. Além disso, Lula enfatizou que o Brasil não possui mais tanta dependência comercial em relação a Washington como ocorria no passado.

"Hoje, nosso comércio é equilibrado entre importações e exportações. Temos uma relação sólida, mas não somos subordinados. O que queremos é que Trump governe seu país sem recorrer ao protecionismo excessivo", acrescentou.

A fala ocorreu em reação às declarações de Trump no fim de janeiro, quando afirmou que os países latino-americanos, incluindo o Brasil, dependem mais dos Estados Unidos do que o contrário. "Nós não precisamos deles. Eles é que precisam de nós. Todos precisam", disparou Trump na época.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia de assinatura de aditivo para obras da Transnordestina, em Brasília (DF), em 28 de novembro de 2024
Notícias do Brasil
Lula diz que se Trump taxar produtos brasileiros haverá reciprocidade: 'Quero que respeite o Brasil'
Para o presidente brasileiro, as possíveis políticas tarifárias do governo norte-americano sobre produtos exportados por outros países, como a recente nova taxa sobre o aço, podem surtir o efeito contrário ao prejudicar a economia dos EUA e também gerar inflação.
"É essencial que Trump compreenda a importância de respeitar a soberania de cada nação, pois isso fortalece a democracia. Mas sua postura indica que ele quer ditar regras para todo o mundo", afirmou o líder brasileiro.
Mais uma vez, Lula afirmou que caso os EUA imponham tarifas contra o Brasil, o governo responderá com medidas equivalentes. "Não há outra alternativa. Esse tipo de atitude representa uma ameaça constante ao comércio global", concluiu.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar