O equipamento foi exibido esta semana durante a segunda fase do exercício militar Grande Profeta 19 das forças terrestres do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês). O evento contou com a presença do major-general Mohammad Baqeri, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, acrescenta a agência.
Entre as novas adições notáveis ao arsenal da República Islâmica estão o míssil balístico BM-450, capaz de atingir alvos até 200 quilômetros de distância, e o Fath-360, um míssil tático guiado por satélite de curto alcance, informa Tehran Times.
Os mais recentes desenvolvimentos em tecnologia de mísseis e drones foram exibidos pelas forças terrestres do IRGC durante o exercício. O míssil balístico BM-450, com alcance de 200 km, o míssil Fath-360 e o míssil guiado Fajr-5, capaz de efetuar ataques de precisão, estavam entre os equipamentos exibidos.
Vale destacar também a entrega ao IRGC do novo drone kamikaze Golaleh. Este veículo aéreo não tripulado tem um alcance de aproximadamente 450 km e é capaz de destruir uma ampla gama de alvos com uma ogiva de 50 quilogramas. O drone tem um motor a jato.
A segunda fase do exercício Grande Profeta 19 destina-se a pôr em prática táticas e estratégias de combate modernas, bem como o sofisticado equipamento militar nacional recém-entregue às divisões do IRGC, e avaliar sua eficiência em diferentes cenários reais.