Delegações dos EUA e do México se encontraram na quinta-feira (21) em Washington, disseram fontes à agência. O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, estava entre as autoridades dos EUA na delegação que falaram sobre as tarifas do México sobre a China. A delegação mexicana foi representada pelo ministro da economia do país, Marcelo Ebrard.
O México não assumiu nenhum compromisso em relação à China na reunião, que terminou com um acordo para criar um grupo de trabalho de ambos os países para continuar estudando questões comerciais e tarifárias, acrescentaram as fontes.
Trump assinou ordens executivas anteriormente impondo tarifas de 10% a 25% sobre produtos do Canadá, México e China. As tarifas sobre produtos do México também serão de 25%, mas na segunda-feira Trump anunciou uma suspensão temporária das tarifas por um mês para manter conversas com as autoridades do país.
Tarifas
Os EUA também impuseram uma taxa adicional de 10% sobre produtos chineses em uma ação que o presidente Donald Trump chamou de "salva de abertura" para uma nova ofensiva comercial.
Em resposta, na semana passada, o líder chinês Xi Jinping anunciou que impôs tarifas retaliatórias em aproximadamente US$ 14 bilhões (aproximadamente R$ 81,34 bilhões) em bens estadunidenses.
O Ministério do Comércio chinês também informou que entrará com uma ação na Organização Mundial do Comércio (OMC), a fim de tomar as contramedidas apropriadas.
O Ministério das Relações Exteriores da China, por sua vez, declarou que "não há vencedores na guerra comercial e tarifária".