No início do dia, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, se reuniu com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e o chanceler da Turquia, Hakan Fidan, e discutiu com os dois questões atuais da agenda internacional.
"Uma atenção especial foi dada aos problemas do assentamento sírio e à situação na zona de conflito palestino-israelense. Foi acordado manter um diálogo político russo-turco ativo, inclusive sobre a crise ucraniana e outros tópicos de interesse mútuo nas relações internacionais", disse uma declaração emitida pelo MRE russo após o encontro.
Ambos os países estão comprometidos em implementar os acordos alcançados anteriormente no mais alto nível em toda a gama de desenvolvimento da cooperação, acrescentou o ministério.
Fidan, por sua vez, afirmou que Ancara espera o "fim imediato" do conflito ucraniano e que a crise precisa de uma solução sustentável.
Na semana passada, as delegações oficiais da Rússia e dos EUA se reuniram pela primeira vez em Riad, na Arábia Saudita, para buscar a normalização das relações entre as duas grandes potências e facilitar negociações para resolver o conflito ucraniano.
O encontro ocorreu quase uma semana depois da primeira conversa telefônica entre o presidente russo, Vladimir Putin, e sua contraparte norte-americana, Donald Trump, sobre a abordagem da Ucrânia, o Oriente Médio, o intercâmbio de presos, o programa nuclear iraniano e o estado das relações entre Washington e Moscou.