Panorama internacional

Maior problema da OTAN 'são membros que nem têm forças armadas', diz secretário de Estado dos EUA

Nesta quarta-feira (26), em entrevista à mídia norte-americana, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, comentou sobre o investimento dos membros da OTAN e o possível acordo sobre minerais de terras raras entre Washington e Kiev.
Sputnik
Em entrevista à Fox News nesta quarta-feira (26), o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, compartilhou o que acredita ser o maior problema da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Para o secretário de Estado os membros da Aliança Atlântica não gastam o suficiente em defesa e representam seu maior desafio.

"A OTAN não está em risco. A única coisa que coloca a OTAN em risco é o fato de termos aliados da OTAN que mal têm forças armadas, ou cujas forças armadas não são muito capazes porque passaram 40 anos sem gastar dinheiro com isso", disse Rubio à emissora, pedindo aos aliados que investissem mais em segurança.

Panorama internacional
Petro acusa Zelensky de 'estupidez' por 'entregar a Ucrânia' aos EUA
Na terça-feira (25), autoridades ucranianas disseram ao Financial Times (FT) que Kiev havia concordado com os novos termos do acordo sobre minerais de terras raras com os Estados Unidos depois que Washington retirou sua exigência de que a Ucrânia pagasse US$ 500 bilhões (cerca de R$ 2,8 trilhões).

"Então, minha última indicação foi que estava muito perto da linha de chegada [...]. Então está perto, e é bom, olha, é um bom acordo. É um acordo importante", disse Rubio em uma entrevista à Fox News.

Quando questionado sobre as tensões entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder ucraniano Vladimir Zelensky, o secretário de Estado sugeriu que Trump ficou incomodado com a sugestão de que a Casa Branca não conversou com a Ucrânia.

"Ele [Trump] quer que a guerra pare, e para isso, você tem que ter ambos os lados concordando. Agora, nós conversamos com Zelensky. Acho que o que irritou o presidente, e com razão, foi esse argumento de que de alguma forma não conversamos com a Ucrânia", disse Rubio.

Trump disse que estava "bem" com a possibilidade de Zelensky ir a Washington na sexta-feira (28). Mais cedo, a Fox News informou que Zelensky viajará para Washington nesta sexta-feira para se encontrar com Trump em meio a relatos de que Kiev concordou em assinar a versão revisada do acordo crítico de minerais de terras raras.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar