Notícias do Brasil

Gleisi Hoffmann assume Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República

O convite foi feito na manhã desta sexta-feira (28) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando se reuniu com Gleisi Hoffmann, deputada federal e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT).
Sputnik
A petista vai substituir Alexandre Padilha, que assumirá o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade. A posse de Gleisi está marcada para 10 de março.
A deputada também foi cotada para assumir a Secretaria Geral da Presidência no lugar de Márcio Macêdo, mas acabou sendo convidada para a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
Notícias do Brasil
'Toda escolha tem custo': o que será da dança das cadeiras na Esplanada dos Ministérios? (VÍDEO)

Perfil

Gleisi Hoffmann é paranaense e, no primeiro mandato do presidente Lula, assumiu a diretoria financeira da Itaipu Binacional. Em 2011, a petista foi eleita senadora, sendo a primeira paranaense eleita para o cargo, no qual ficou até 2014, quando se licenciou para assumir o Ministério da Casa Civil no governo de Dilma Rousseff.
Em junho de 2017 foi eleita presidente nacional do PT. Neste ano, o partido deve ter novas eleições para escolher uma nova liderança. A alçada de Gleisi ao ministério coincidiu com o fim de seu mandato à frente do PT.
Em 2018 foi eleita deputada federal, sendo reeleita em 2022 para um segundo mandato na Câmara Federal.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar