"Ele está tentando recuar do acordo de terras raras [...] se quiser renegociar o acordo terá grandes problemas," declarou Trump a repórteres a bordo do avião presidencial, segundo a publicação. "Ele quer ser membro da OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte], mas nunca será", completou o presidente dos EUA.
Desentendimentos anteriores
Em 28 de fevereiro, Trump se encontrou com Zelensky em Washington para finalizar o acordo de minerais. No entanto, as discussões fracassaram após um desentendimento no Salão Oval.
Novas negociações ocorreram em 11 de março sobre um acordo abrangente envolvendo recursos minerais ucranianos, de acordo com comunicado oficial publicado no site do gabinete de Zelenskyy.
Na última terça-feira (25), o jornal britânico Financial Times informou que a Ucrânia havia concordado com os novos termos para um acordo sobre metais de terras raras com os EUA, retirando a exigência de reembolsar US$ 500 bilhões (R$ 3 trilhões).
Anteriormente, Vladimir Zelensky afirmou que o acordo sobre metais de terras raras entre os EUA e a Ucrânia era um acordo-quadro que não exigia ratificação e seria seguido pela assinatura de um acordo sobre a criação de um fundo de investimento. O acordo concederia aos Estados Unidos a primazia sobre os lucros a serem transferidos para um fundo especial de investimento destinado à reconstrução, que seria controlado por Washington.
Fim do conflito Rússia x Ucrânia
Ainda na coletiva no avião, Trump comentou que continua confiante que o presidente russo, Vladimir Putin, irá concluir um acordo para resolver o conflito na Ucrânia.
"Não acho que ele vai voltar atrás em sua palavra. Você está falando de Putin. Não acho que ele vai voltar atrás em sua palavra. Eu o conheço há muito tempo", enfatizou o presidente dos EUA. "É um prazo psicológico. Se eu achar que eles estão enrolando, não vou ficar feliz com isso", concluiu Trump.