As autoridades mexicanas relataram ter apreendido mais de 160 quilos de fentanil, um narcótico sintético ligado à crise de overdoses enfrentada pelos Estados Unidos.
Enquanto isso, a Secretaria de Segurança e Proteção ao Cidadão do México (SSPC) informou que 2.088 pessoas foram presas como parte das operações de apreensão. Além disso, foram apreendidas 1.904 armas de fogo, 1.726 veículos e 253 propriedades.
"As ações são realizadas em estrita observância do Estado de Direito e com total respeito aos direitos humanos", enfatizou a agência federal em seu boletim.
Desde sua campanha, o presidente norte-americano Donald Trump prometeu coibir o tráfico de drogas nos Estados Unidos, bem como a chegada de milhares de imigrantes ilegais. Para isso, ele ameaçou impor uma tarifa de 25% ao México e ao Canadá até que eles tomassem medidas sobre o assunto.
A medida foi suspensa por um mês em fevereiro graças aos esforços da presidente mexicana Claudia Sheinbaum. Em março, a medida foi restabelecida e, após nova rodada de negociações, decidiu-se excluir do imposto os produtos abrangidos pelo acordo comercial EUA-Canadá-México (USMCA, na sigla em inglês).