A entidade de defesa especificou que durante o cessar-fogo foram registradas 4.900 violações pelos militares ucranianos.
"Apesar do anúncio do regime de cessar-fogo na Páscoa, as formações armadas ucranianas continuaram a disparar artilharia e a lançar ataques usando veículos aéreos não tripulados contra as posições das nossas tropas, bem como contra instalações civis nas zonas fronteiriças das regiões de Belgorod, Bryansk, Kursk e da República da Crimeia da Rússia. No total foram registradas 4.900 violações do regime de cessar-fogo", diz o comunicado do ministério.
Destaca-se que os soldados russos observaram rigorosamente o regime de trégua de Páscoa e permaneceram em nas linhas e posições anteriormente tomadas, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
Após o fim da trégua, o Exército de Kiev perdeu até 80 militares, um veículo blindado Kazak e uma caminhoneta na área de operações do agrupamento russo Tsentr (Centro), relata o comunicado.
A trégua de Páscoa anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 19 de abril terminou às 00:00 (horário de Moscou) de 21 de abril.
O agrupamento de tropas russas Vostok, após o fim da trégua atingiu uma brigada de infantaria naval ucraniana na República Popular de Donetsk (RPD), tendo o adversário perdido mais de 25 soldados e um blindado de transporte, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
O ministério russo informou também que, no período da trégua, as tropas ucranianas reduziram significativamente a intensidade das operações de combate durante o período diurno.
"Durante o dia, a intensidade das operações de fogo e combate do adversário em toda a linha de frente foi significativamente reduzida", relata o comunicado.
As forças do agrupamento de tropas russas Sever (Norte), após o fim da trégua de Páscoa, atingiram o contingente e equipamentos de uma brigada ucraniana de defesa territorial na área de Khmelevka, na região ucraniana de Sumy, tendo as tropas ucranianas perdido até 20 militares, relatou a entidade militar russa.
A aviação russa, drones e artilharia atingiram a infraestrutura de um aeródromo militar ucraniano, depósitos de munições e de drones após o cessar-fogo, detalha o comunicado.
O agrupamento de tropas russas Zapad (Oeste) após o fim do cessar-fogo atingiu unidades ucranianas perto de Kupyansk, na região de Carcóvia, o Exército de Kiev perdeu até 30 soldados.