Em uma cidade rica em sarcófagos romanos, este é o melhor exemplo de decoração com grinaldas esculpidas e um dos mais bem preservados sarcófagos já encontrados nessa região, escreve The History Blog.
"A riqueza, grandeza e opulência de há cerca de 2.000 anos ainda pode ser vista aqui. As plantas, particularmente as grinaldas, são linda e primorosamente trabalhadas. As cabeças de carneiro nos cantos, juntamente com as pinhas, videiras, folhas de oliveira, uvas, romãs e papoulas retratadas em torno deles, todos refletem a riqueza e magnificência do período", disse professor Bilal Sogut, chefe da equipe de escavação de Stratonikeia e Lagina.
"Mesmo quando você olha para as cabeças de carneiro, você pode entender a riqueza e o esplendor daquela era. As cabeças de touro nas bordas estreitas e nas partes centrais são alguns dos detalhes que completam as figuras", acrescentou Sogut.
O sarcófago foi descoberto na chamada ágora, o centro político e religioso da cidade antiga, mas essa não era sua localização original. Ele foi retirado da necrópole da cidade e movido para a ágora na antiguidade tardia.