"Apesar da declaração do regime de cessar-fogo, as formações do Exército ucraniano não pararam de realizar operações de combate contra as tropas russas", diz o comunicado do ministério.
Ao longo de toda a linha de contato, as unidades ucranianas realizaram 1.455 ataques de artilharia, tanques e morteiros, além de 23 com uso de sistemas de lançamento múltiplo de foguetes. Houve também 3.502 ataques de drones, no total foram fixadas 5.026 violações do regime de cessar-fogo.
Uma vez que Kiev viola o regime de cessar-fogo, as tropas russas reagem da forma correspondente e continuarão a agir de acordo com a situação em curso, relata o comunicado.
Na semana antes do início do cessar-fogo, ou seja, de 3 a 8 de maio, as tropas ucranianas perderam mais de 1.860 soldados, 29 veículos blindados de combate, 33 peças de artilharia de campanha, 16 depósitos de munições e duas estações de guerra eletrônica na área de responsabilidade do agrupamento de tropas russas Yug (Sul).
As unidades russas do agrupamento Tsentr (Centro) eliminaram durante a semana 3.015 combatentes ucranianos, sete tanques, 22 veículos blindados de combate, 21 peças de artilharia e um sistema de lançamento de foguetes Himars.
De 3 de maio até o início da trégua por ocasião do 80º aniversário da Vitória, os militares russos lançaram seis ataques combinados contra instalações do complexo militar-industrial das Forças Armadas da Ucrânia, acrescenta o comunicado.
Durante a semana de 3 a 8 de maio, o Exército de Kiev perdeu mais de 1.145 soldados e 10 tanques na área de operações do agrupamento de tropas russas Sever (Norte), informou o Ministério da Defesa da Rússia.
As unidades russas do agrupamento Zapad (Oeste) eliminaram durante o referido período mais de 1.495 efetivos ucranianos, dois tanques, dez veículos blindados, dois sistemas de lançamento múltiplo de foguetes, 26 armas de artilharia de campanha, 14 depósitos de munições entre outros equipamentos, detalha o ministério.
As forças russas de defesa antiaérea eliminaram durante a semana 1.615 drones das tropas ucranianas, oito mísseis de cruzeiro de baseamento aéreo Storm Shadow e nove mísseis de longo alcance Neptun.
Por fim, o agrupamento de tropas russas Dniepre no período de 3 a 8 de maio eliminou mais de 410 soldados ucranianos e 11 depósitos de munições, conclui o comunicado.