Operação militar especial russa

MD: em resposta aos ataques ucranianos, Exército russo atinge apenas instalações militares da Ucrânia

Em resposta aos maciços ataques de drones ucranianos, as forças russas atingem exclusivamente instalações militares e empresas do complexo militar-industrial da Ucrânia, relatou na terça-feira (27) o Ministério da Defesa da Rússia.
Sputnik
Desde 20 de maio deste ano, Kiev tem multiplicado o número de ataques com drones e foguetes de fabricação ocidental contra alvos civis no território da Rússia. Como resultado dos ataques de drones ucranianos, muitos civis, incluindo mulheres e crianças, ficaram feridos.
Em resposta às ações da Ucrânia, as Forças Armadas da Rússia realizaram ataques com armas de precisão a partir de plataformas aéreas, marítimas e terrestres e ataques de drones exclusivamente contra instalações militares e empresas do complexo militar-industrial da Ucrânia.

21 de maio de 2025

Em resposta aos ataques ucranianos, o Exército russo atingiu um ponto de implantação temporário e um depósito de artilharia de foguetes de uma brigada mecanizada das forças ucranianas na região de Sumy, bem como um ponto de implantação temporário de mercenários estrangeiros perto de povoado de Svyatogorsk da República Popular de Donetsk (RPD) e um depósito de munição do grupo tático Carcóvia na região homónima.

22 de maio de 2025

Em 22 de maio, as forças russas lançaram ataques com armas de precisão contra uma empresa ucraniana do setor de defesa, uma oficina de reparos de aeronaves, infraestruturas de aeródromos militares, estações de radar de defesa aérea e um ponto de implantação temporária de mercenários estrangeiros na região de Carcóvia.
Uma estação de radar multifuncional AN/MPQ-65, um veículo de comando e dois lançadores de um sistema de defesa antiaérea Patriot foram destruídos pelo sistema de mísseis Iskander-M na região de Dnepropetrovsk.
Panorama internacional
UE e Ucrânia não conseguiriam conter Rússia em caso de conflito total, aponta analista

23 de maio de 2025

Em 23 de maio, as forças russas lançaram um ataque combinado de mísseis contra um local de descarga e um depósito de contêineres com equipamentos militares e munição no porto de Odessa. Como resultado do ataque, cerca de 100 contêineres contendo componentes para drones navais, drones aéreos e munição foram destruídos.
Foram atingidos locais de preparação de drones de ataque a infraestrutura no aeródromo de Kislichevataya, na região de Zaporozhie, bem como no aeródromo de Kanatovo, na região de Kirovograd, e ainda depósitos de munição do grupo tático Volchansk, na região de Carcóvia.

24 de maio de 2025

Em 24 de maio, as tropas russas efetuaram um ataque maciço com armas de precisão terrestres e drones contra diversos locais:
Uma empresa do complexo militar-industrial ucraniano que produz mísseis e drones de combate;
Um centro de reconhecimento rádio-técnico e um centro de aviação do Serviço de Segurança Ucraniano na região de Kiev;
O ponto de implantação temporária do centro de operações especiais Yug (Sul) perto de Chernomorsk, região de Odessa;
O ponto de implantação temporária da brigada de assalto Azov 3 perto de Izyum, região de Carcóvia.
Um sistema de defesa antiaérea Patriot fabricado nos Estados Unidos na região de Kiev também foi atingido.
Aumento de ataques da Ucrânia à Rússia contrasta com vontade da resolução pacífica, diz Kremlin

25 de maio de 2025

Em 25 de maio, o Exército russo lançou um ataque maciço com armas de precisão de longo alcance e drones de combate contra empresas do complexo militar-industrial ucraniano que produzem componentes de mísseis, rádio-eletrônicos, explosivos, combustível para foguetes e drones para as Forças Armadas da Ucrânia.
As instalações atingidas foram as seguintes:
Fábrica de reparos de equipamentos radiotécnicos Luch, de Zhitomir;
Fábrica SpetsOboronMash - Região de Zhitomir;
Fábrica Rapid, Fábrica de equipamentos de rádio de Chernigov, Empresa de pesquisa e produção Tekhaviakom - região de Chernigov;
Fábrica de reparos de aeronaves Konotop, Aviacon - região de Sumy;
Fábrica de agregados Krasilovsky - região de Khmelnitsky;
Fábrica de produtos químicos Pavlograd - região de Dnepropetrovsk;
Fábrica Lutch do Centro de Pesquisa Promin - região de Ternopol;
Empresa do setor de eletrotecnia NPP Aerotechnika-MTL, Escritório de Design Luch - região de Kiev;
Fábrica de aviação de Odessa;
Empresa de desenvolvimento e produção de drones Deviro - região de Dnepropetrovsk;
Fábrica de reparos de aeronaves Chuguev - região de Carcóvia.
Também foram atingidos centros de reconhecimento de rádio na região de Kiev, oficinas de produção de drones, explosivos e munição para drones de ataque nas regiões de Sumy, Nikolaev, Chernigov, Carcóvia e Kiev, e ainda locais de produção e pontos de controle de drones no campo de aviação de Gogolev, na região de Kiev.
Memorando russo sobre Ucrânia conterá princípios e prazo da resolução, declara chancelaria da Rússia

26 de maio de 2025

Em 26 de maio, como resultado do ataque maciço das forças russas com armas de precisão de longo alcance e drones, foram destruídas:
Instalações de infraestrutura no campo de aviação Starokonstantinov na região de Khmelnitsky;
Depósitos de munição de duas brigadas mecanizadas pesadas na região de Carcóvia e na RPD;
Um ponto de controle do sistema de defesa antiaérea S-300;
Um ponto de implantação temporário de unidades das forças de operações especiais do Exército ucraniano na região de Odessa.
"As Forças Armadas russas continuarão a efetuar ataques maciços e combinados em resposta a quaisquer ataques terroristas e provocações do regime de Kiev. Os ataques serão realizados exclusivamente contra instalações militares e empresas do complexo militar-industrial da Ucrânia", finalizou o comunicado do ministério.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar