"Esta ordem mundial hegemônica está acabando. Ordem de um sistema egoísta que se construiu nas guerras, nas armas, impondo uma hegemonia através da força, e tem tudo para ser ser substituído por um mundo mais justo, mais multipolar, mais aberto e tolerante que consiga incorporar todas as culturas, respeitando cada um dos países […] e sua maneira de encarar a sociedade", declarou ele.
"Para que possamos trocar experiências culturais, organizar investimentos públicos, trocar tecnologia de maneira integrada, e que cada um possa avançar e que todos os países façam parte de um mundo com tecnologia avançada, saibam criar riquezas e compartilhar essas riquezas com sua população."
"Num mundo em que a geopolítica muda, as relações mudam, e acho que é fundamental que as cidades possam acompanhar também isso. No final do dia, as pessoas moram nas cidades. Portanto, esse encontro aqui é muito importante para dialogar com as cidades dos países do BRICS", disse Paes, acrescentando que "as relações hoje se dão muito mais entre cidades do que entre países".