Especialistas militares chineses revelaram que estão desenvolvendo um sistema de inteligência artificial capaz de decifrar quando um submarino hostil emprega hologramas acústicos de alta tecnologia para enganar os torpedos chineses e seus operadores humanos em combate, de acordo com o South China Morning Post.
Em abril, os cientistas do Departamento de Armamento da Marinha do Exército de Libertação Popular da China e da Corporação de Construção Naval da China afirmaram, em um artigo revisado por pares publicado na revista Command Control & Simulation, que o seu sistema tinha uma precisão sem precedentes para os torpedos que viajam a altas velocidades.
Os pesquisadores apontaram que, mesmo em situações tensas, a tecnologia foi capaz de distinguir os submarinos reais das iscas com uma taxa de sucesso média de 92,2% ao serem comparados com os dados de variedade de torpedos classificados de alta velocidade.
"Isso é um avanço dos sistemas antigos que muitas vezes falham o alvo", aponta o comunicado.
Anteriormente informou-se que Pequim estava desenvolvendo uma tecnologia de interferência para que os mísseis ataquem uma frota "fantasma" de navios de guerra.