Panorama internacional

Irã não pretende desenvolver armas nucleares, afirma presidente

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou nesta quinta-feira (12) que o país não pretende desenvolver armas nucleares, apesar da resolução anti-Irã votada pelo Conselho de Governadores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Sputnik
Em nota publicada pela agência de notícias oficial SNN, do Irã, Pezeshkian declarou que a ação da AIEA não deve desviar o país do "caminho que deseja seguir".

"Essas resoluções adotadas pela AIEA contra nós, essas resoluções e discussões, não podem nos desviar do verdadeiro caminho que desejamos seguir. Não buscamos e nunca buscaremos criar armas nucleares."

O Ministério das Relações Exteriores e a Organização de Energia Atômica do Irã condenaram a resolução do Conselho de Governadores, segundo a qual o país do Oriente Médio não cumpriria completamente as obrigações na esfera nuclear.
A Rússia criticou a medida da agência, alegando falta de compromisso ocidental com o acordo nuclear e classificando a decisão como desequilibrada e motivada politicamente.

"A resolução anti-iraniana foi adotada no Conselho de Governadores da AIEA por 19 votos a favor. Três países [Burkina Faso, China e Rússia] votaram contra. Onze governadores se abstiveram. Portanto a resolução não obteve apoio amplo e convincente", disse o representante russo Mikhail Ulyanov no X.

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar