Panorama internacional

Diretor da AIEA afirma que níveis radioativos se mantêm estáveis após ataque de Israel contra o Irã

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, informou nesta sexta-feira (13) que os níveis radioativos da usina nuclear de Natanz, ao sul de Teerã, capital do Irã, continuam estáveis após o ataque de Israel.
Sputnik
Segundo Grossi, existe uma contaminação na instalação, mas que pode ser controlada com ações devidas de proteção.

"Os níveis de radiação fora da instalação de Natanz continuam inalterados. O tipo de contaminação radioativa presente na instalação, especialmente de partículas alfa, pode ser administrado com as devidas ações de proteção", destacou Grossi ao serviço de notícias da AIEA.

Horas antes, Israel lançou um ataque denominado operação Rising Lion (Leão em Ascensão, em tradução livre), durante a madrugada desta sexta-feira (13) em Teerã, ainda noite de quinta (12) no Brasil.
Segundo a agência de notícias Fars, ao menos 78 pessoas morreram e outras 329 ficaram feridas no ataque contra áreas residenciais em Teerã.
Ataque de Israel ao Irã: 'Uma encruzilhada' para a aliança entre Tel Aviv e Washington?
As autoridades israelenses afirmaram que a operação foi uma medida preventiva porque, segundo a inteligência, o Irã havia avançado rapidamente na aquisição de armas nucleares. O líder supremo iraniano, Ali Khamenei, classificou os ataques como um crime e prometeu que Israel enfrentaria um "destino amargo e terrível".
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar