O SPIEF é um importante evento da agenda cultural russa e acontece uma vez por ano. Organizado pelo presidente Vladimir Putin e pela administração da presidência, o fórum vai contar com 20 mil representantes de 140 países e ampla participação de latino-americanos.
No primeiro dia do evento, realizado até o dia 21 de junho, o Brasil terá uma mesa especial, com a participação de membros do Itamaraty, da embaixada brasileira em Moscou e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e representantes da comunidade de negócios brasileira.
Representantes comerciais dos círculos empresariais africanos também participarão do fórum, assim como políticos de mais de 50 países, entre eles Indonésia, África do Sul, China, Iraque, Vietnã e Laos.
Além disso, o presidente russo, Vladimir Putin, discutirá com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, as questões da estratégia futura e as perspectivas do fortalecimento da posição internacional do banco.
O SPIEF se posiciona como um evento-chave global, no qual são discutidos os problemas econômicos mundiais, soluções práticas são aplicadas e projetos inovadores de grande escala são lançados.
A ser realizado sob o tema "Valores Compartilhados: a Base do Crescimento em um Mundo Multipolar", o fórum cria oportunidades para encontrar parceiros para o desenvolvimento de negócios na Rússia e no exterior e expandir o círculo de clientes e fornecedores.
O SPIEF 2024 contou com a presença de mais de 21,8 mil participantes, de 139 países, em eventos presenciais e virtuais, e testemunhou a assinatura de mais de 1.073 acordos.
A Rossiya Segodnya, grupo de comunicação do qual a Sputnik faz parte, é o parceiro de mídia oficial do evento.