"O Canadá retirou a proposta de uma declaração contundente do Grupo dos Sete sobre a guerra na Ucrânia após objeções dos Estados Unidos", afirmou um representante canadense a jornalistas durante a cúpula de líderes, nesta terça-feira (17).
Diante do impasse, apenas seis dos sete países-membros divulgarão uma declaração conjunta sobre a Ucrânia, que será anunciada posteriormente pelo primeiro-ministro canadense, Mark Carney.
Até o momento, os países do G7 conseguiram chegar a um consenso sobre seis declarações conjuntas, segundo o site da representação canadense no grupo. Entre elas, estão comunicados sobre o lançamento do plano de ação do G7 para minerais críticos, a cooperação no combate a incêndios florestais e o uso responsável de tecnologias de inteligência artificial.
"O nosso objetivo é fortalecer a cooperação com parceiros de mercados emergentes e países em desenvolvimento ricos em minerais. Vamos apoiar o fortalecimento de suas capacidades, promover a criação de valor local, ampliar oportunidades para todos, incentivar práticas responsáveis de mineração, combater a violência de gênero no setor, apoiar a melhoria da mineração artesanal e diversificar as cadeias globais de valor de minerais críticos", diz o plano de ação do G7.