- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Não me importo com o que ela disse': Trump rejeita afirmações da chefe de inteligência dos EUA sobre Irã

© AP Photo / Alex BrandonDonald Trump fala no Air Force One no Aeroporto Internacional de Abu Dhabi antes de decolar. Emirados Árabes Unidos, 16 de maio de 2025.
Donald Trump fala no Air Force One no Aeroporto Internacional de Abu Dhabi antes de decolar. Emirados Árabes Unidos, 16 de maio de 2025. - Sputnik Brasil, 1920, 17.06.2025
Nos siga no
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que acredita que o Irã estava "muito perto" de obter uma arma nuclear, ao contrário da avaliação da chefe da Inteligência Nacional dos EUA, Tulsi Gabbard.
No final de março, Gabbard disse que a comunidade de inteligência dos EUA "continua avaliando que o Irã não está construindo uma arma nuclear e que o líder supremo aiatolá Ali Khamenei não autorizou o programa de armas nucleares que ele suspendeu em 2003".
Ao ser perguntado por jornalistas no Air Force One nesta terça-feira (17) sobre essa avaliação de Gabbard Trump respondeu: "Eu não me importo com o que ela disse", escreve CBS News.
"Acho que eles [o Irã] estavam muito perto de tê-las", enfatizou o presidente, referindo-se às armas nucleares.
Panorama internacional
Mundo nunca esteve tão próximo da destruição nuclear, diz chefe da inteligência dos EUA
Durante o seu retorno da cúpula do G7 no Canadá, o chefe da Casa Branca enfatizou que seus objetivos iam além de alcançar uma trégua entre Israel e o Irã.
"Eu não disse que estava procurando um cessar-fogo. Eu quero um fim real, com o Irã desistindo totalmente das armas nucleares", observou Trump.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) lançaram uma operação em larga escala denominada Leão Ascendente na madrugada da última sexta-feira (13), afirmando ter atingido alvos militares e instalações do programa nuclear iraniano.
Em retaliação, o Irã lançou a operação Verdadeira Promessa 3, no mesmo dia 13, atingindo alvos militares em Israel.
Israel informou que os ataques iranianos mataram mais de 20 pessoas e feriram mais de 600. O Irã, por sua vez, declarou que mais de 220 pessoas foram mortas e mais de 1,2 mil ficaram feridas após a ofensiva israelense.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала