- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Chances de acordo nuclear entre Irã e EUA são 'pequenas e estão diminuindo', diz ex-embaixador da UE na Síria

© AP Photo / Organização de Energia Atômica do Irã / HandoutReator nuclear de água de Arak, ao sul da capital iraniana, Teerã, durante visita do então chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, em 23 de dezembro de 2019
Reator nuclear de água de Arak, ao sul da capital iraniana, Teerã, durante visita do então chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, em 23 de dezembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 17.06.2025
Nos siga no
As chances de os Estados Unidos e o Irã chegarem a um acordo sobre o programa nuclear de Teerã "são pequenas e estão diminuindo" e, em última análise, dependerão do resultado do conflito armado entre Israel e o Irã, disse o ex-embaixador do Reino Unido na Síria, Peter Ford, à RIA Novosti.
"As chances de um acordo são pequenas e estão diminuindo. Tudo dependerá do resultado militar. Se o Irã resistir com sucesso, por que deveria fazer concessões? Se o Irã for humilhado, é claro que será incentivado a fazer concessões. A humilhação do Irã, no entanto, parece menos provável a cada dia que passa", disse Ford.
Israel "provavelmente não conseguirá desferir um golpe decisivo" em sua segunda escalada armada com o Irã em dois anos, mas provavelmente não abandonará o confronto, de acordo com o ex-diplomata.
"Nunca haverá uma resolução enquanto [o primeiro-ministro israelense Benjamin] Netanyahu estiver no poder e obcecado pelo Irã", acrescentou o ex-embaixador.
Tucker Carlson, ex-apresentador da Fox News - Sputnik Brasil, 1920, 16.06.2025
Panorama internacional
Se os EUA se envolverem no conflito Irã-Israel, 'veremos o fim do império americano', diz jornalista
As Forças de Defesa de Israel (FDI) lançaram uma operação em larga escala denominada Leão Ascendente na madrugada da última sexta-feira (13), afirmando ter atingido alvos militares e instalações do programa nuclear iraniano, mantendo-se até o domingo (15).
O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, classificou o ataque como crime e ameaçou Israel com um "destino amargo e terrível". Em retaliação, o Irã lançou a operação Verdadeira Promessa 3, no mesmo dia 13, atingindo alvos militares em Israel.
Israel informou que os ataques iranianos mataram mais de 20 pessoas e feriram mais de 600. O Irã, por sua vez, declarou que mais de 220 pessoas foram mortas e mais de 1,2 mil ficaram feridas após a ofensiva israelense.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала