Panorama internacional

Trump aprovou plano de ataque ao Irã, mas se absteve de dar ordens, revela mídia dos EUA

O presidente dos EUA, Donald Trump, aprovou na terça-feira (17) um plano de ataque ao Irã, mas está se abstendo de dar uma ordem final, informou o The Wall Street Journal, citando fontes familiarizadas com o assunto.
Sputnik
O presidente dos EUA supostamente quer ver se Teerã abandonará seu programa nuclear. Segundo o WSJ, a instalação de enriquecimento de urânio de Fordow, no Irã, é um possível alvo dos Estados Unidos.
Nesta quarta-feira (18), Trump se recusou a dar uma resposta clara sobre atacar ou não as instalações nucleares iranianas, e quando, e reiterou que deu a Teerã um "ultimato final" para se render, após um ataque israelense ao país.
Força Aérea de Israel diz estar atacando instalações militares em Teerã
O líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, disse em um comunicado que o Irã venceria a luta contra Israel, acrescentando que os danos aos Estados Unidos decorrentes de sua intervenção militar no conflito com o Irã seriam muito maiores do que os que o Irã sofreria.

Irã envia nota de protesto em meio a ameaças de Trump

O Ministério das Relações Exteriores do Irã convocou a embaixadora suíça Nadine Lozano, que representa os interesses dos EUA em Teerã, para entregar-lhe uma nota de protesto contra as declarações de Trump, informou a agência de notícias Mehr.
O ministro assistente das Relações Exteriores Isa Kameli, que convocou a embaixadora suíça, chamou as declarações de Trump de provocativas e disse que a responsabilidade por "ameaçar a paz e a segurança internacional" caberia às autoridades americanas.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar