Panorama internacional

Ancara conta com fornecimento de petróleo russo em caso de fechamento do estreito de Ormuz

A Turquia vê o fornecimento de petróleo da Rússia como uma alternativa importante à commodity transportada pelo estreito de Ormuz em caso de fechamento da passagem, disse o ministro turco de Transportes e Infraestrutura, Abdulkadir Uraloglu.
Sputnik
"Trinta por cento do petróleo mundial é fornecido pelo estreito de Ormuz. É claro que isso [possível fechamento] terá um impacto na Turquia, mas já fizemos consultas com nosso ministro da Energia. A Turquia tem alternativas: [petróleo de] Irã, Azerbaijão, Rússia. Além disso, temos instalações de armazenamento", disse Uraloglu à mídia turca.
O ministro acrescentou que, em tal cenário, a Turquia não enfrentaria problemas sérios no curto prazo.
Panorama internacional
Preço do petróleo pode atingir US$ 130 por barril se Irã decidir fechar estreito de Ormuz, diz jornal
No domingo (22), o parlamento iraniano concordou que o estreito de Ormuz deveria ser fechado, em meio ao conflito militar com Israel e aos ataques dos EUA às instalações nucleares da república islâmica.
A decisão final sobre a questão caberia ao Conselho de Segurança Nacional do Irã, mas, na noite de segunda-feira (23), o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou o cessar-fogo entre Tel Aviv e Teerã.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar