Ciência e sociedade

Veneno de escorpião da Amazônia é capaz de matar células do câncer de mama

Pesquisadores de três instituições brasileiras identificaram que o veneno de um escorpião da Amazônia é capaz de matar células do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres.
Sputnik
Equipes da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em um estudo feito em colaboração, identificaram na toxina do Brotheas amazonicus uma molécula comparável à de um quimioterápico comumente usado no tratamento do câncer de mama.

"Conseguimos identificar por meio de um trabalho de bioprospecção uma molécula na espécie desse escorpião amazônico que é semelhante à encontrada em peçonhas de outros escorpiões e com ação contra as células do câncer de mama", disse Eliane Candiani Arantes, professora da USP e coordenadora do projeto, à Agência FAPESP.

Ciência e sociedade
Supertelescópio James Webb captura imagem de planeta fora do Sistema Solar pela 1ª vez
Candiani também destaca a importância da biodiversidade na Amazônia, habitat natural deste escorpião. Para a pesquisadora, é importante explorar o local na busca do desenvolvimento de novas curas.

"Na Amazônia, nós temos uma riqueza enorme de animais e plantas que precisam ser exploradas. Essa biodiversidade brasileira eu acho que é única no mundo."

Os resultados preliminares do estudo foram apresentados pelos brasileiros na França, em um evento da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Segundo a Agência Brasil, a pesquisa está na fase 3 de estudos clínicos, etapa final de análise de um novo medicamento antes de ser aprovado para comercialização.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar