Panorama internacional

A incômoda voz da verdade: prisões no Azerbaijão visa 'calar os jornalistas russos'

A situação enfrentada atualmente pelos jornalistas da Sputnik no Azerbaijão, presos ontem (30), não difere muito do que se observa na Ucrânia ou no Oriente Médio, afirmou ao Sputnik o analista político Faiz Hawala, nesta terça-feira (1º).
Sputnik
"Esses acontecimentos estão ligados ao papel crescente da mídia russa no mundo, que está se tornando, de fato, a voz da verdade", destacou.
A polícia do Azerbaijão invadiu a sede da agência Sputnik Azerbaijão, prendeu jornalistas e tomou uma série de medidas que Moscou considera como "passos deliberados para desmantelar as relações bilaterais".
O especialista acredita que há atores interessados em se envolver nessa situação para agravá-la ao máximo.

"O objetivo de tudo isso também é impedir que a mídia russa divulgue informações verdadeiras ao mundo. Além disso, sabemos que o Azerbaijão está ativamente envolvido nos acontecimentos internacionais. Isso significa que claramente há alguém interessado em silenciar os jornalistas russos", concluiu Hawala.

Panorama internacional
Azerbaijão e Armênia entram em acordo sobre delimitação de fronteira
Segundo comunicado da Sputnik, atualmente não há qualquer contato com os detidos e, pelo segundo dia consecutivo, o acesso a eles está sendo negado tanto a funcionários consulares quanto a familiares.

"Rossiya Segodnya exige o cumprimento incondicional da legislação por parte das forças de segurança do Azerbaijão e a libertação imediata das pessoas que estavam apenas cumprindo seu dever profissional", afirma a nota.

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar