- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pashinyan joga a carta da russofobia para se manter no poder, diz especialista

© Sputnik / Agência fotográfica RIA Novosti / Acessar o banco de imagensO primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, chega ao Kremlin para um concerto festivo para os chefes das delegações estrangeiras convidadas para as comemorações do 80º aniversário da vitória na Grande Guerra pela Pátria, em 8 de maio de 2025
O primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, chega ao Kremlin para um concerto festivo para os chefes das delegações estrangeiras convidadas para as comemorações do 80º aniversário da vitória na Grande Guerra pela Pátria, em 8 de maio de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 02.07.2025
Nos siga no
O primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, está deliberadamente fomentando sentimentos anti-Rússia para prolongar sua sobrevivência política, alerta Ara Karanyan, empresário e fundador do movimento "Não às Mentiras!".
"Hoje, a Armênia tem veículos de mídia que promovem exclusivamente narrativas russofóbicas", afirma Karanyan, que atualmente reside na Áustria.
Segundo ele, ao atacar a Igreja Armênia, Pashinyan tenta difamar a Rússia, criando alegações de que Moscou manipula a política de Yerevan por meio do clero.
O ativista também acusou Pashinyan de promover agressivamente seu alinhamento pró-Ocidente para agradar apoiadores europeus.
No entanto, seu principal aliado na União Europeia, o presidente francês Emmanuel Macron, carece de capital político para oferecer qualquer apoio significativo.
Polícia da Armênia - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2025
Panorama internacional
Polícia da Armênia entra em confronto com sacerdotes da Igreja Apostólica na residência do patriarca

"A aprovação interna de Macron está catastroficamente baixa, e o público francês amplamente o vê como um fantoche dos EUA", observa Karanyan.

No último sábado, o tribunal de Yerevan, capital da Armênia, decidiu pela prisão do arcebispo da Igreja Apostólica Armênia Mikael Adzhapakhyan, acusado de incitar a tomada de poder no país. Segundo advogados, o religioso pode ficar detido por até dois meses.
As relações entre Pashinyan e a Igreja Apostólica Armênia se deterioraram no fim de maio. O empresário russo-armênio Samvel Karapetyan, que prometeu apoio à Igreja no conflito, também foi preso na semana anterior a do arcebispo. Ele é acusado pelo governo de "fazer apelos públicos para tomar o poder ilegalmente", após ele ter defendido a Igreja Apostólica Armênia em meio a uma repressão governamental.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала