- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Prisão de Karapetyan tem relação com a agenda política de Pashinyan, diz analista

© Sputnik / Agência fotográfica RIA Novosti / Acessar o banco de imagensO primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, chega ao Kremlin para um concerto festivo para os chefes das delegações estrangeiras convidadas para as comemorações do 80º aniversário da vitória na Grande Guerra pela Pátria, em 8 de maio de 2025
O primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, chega ao Kremlin para um concerto festivo para os chefes das delegações estrangeiras convidadas para as comemorações do 80º aniversário da vitória na Grande Guerra pela Pátria, em 8 de maio de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 20.06.2025
Nos siga no
Especiais
O empresário e filantropo russo de origem armênia Samvel Karapetyan foi preso na quinta-feira (19), acusado de apelar publicamente à tomada de poder na Armênia. Para analista ouvido pela Sputnik Brasil, há fortes indícios de que a prisão esteja diretamente relacionada à agenda política do primeiro-ministro Nikol Pashinyan.

"A sequência de acontecimentos iniciados com as acusações mútuas que desencadearam na prisão do empresário, seguida do anúncio de nacionalização de um dos seus maiores ativos de energia, leva a crer que houve uma ação política articulada para intimidar, desestabilizar e enfraquecer o campo de força opositor ao governo", afirmou Sarkis Ampar Sarkissian, internacionalista especialista em direitos humanos e licenciado em letras com habilitações em armênio e português.

Karapetyan é chefe do grupo empresarial Tashir, conglomerado de empresas que atua em diversas áreas e emprega mais de 30 mil pessoas. Hoje o Tashir fornece energia a 1 milhão de pessoas na Armênia.
A acusação contra o empresário se dá por ele ter defendido a Igreja Apostólica da Armênia em meio a repressões governamentais à instituição, considerada opositora pelo governo de Pashinyan.
Quando Karapetyan se coloca nessa posição, Sarkissian comenta que o empresário pode ter feito frente a um governo que goza de maioria no parlamento desde a sua eleição, em 2018, e reeleição, em 2021, mas hoje enfrenta o descontentamento da população.

"O empresário armênio-russo Samvel Karapetyan surge como uma figura de grande influência política e econômica com seu conglomerado empresarial. Karapetyan também tem se colocado como ferrenho defensor do católico armênio Karekin II [líder da Igreja Apostólica Armênia] dos ataques de Pashinyan", descreve o analista.

Primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, em sessão no parlamento do país, em 14 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.06.2025
Panorama internacional
'Cortina de fumaça': prisão de empresário armênio ocorre em momento político frágil do premiê do país
Os requisitos do gestor como alguém que preserva os valores nacionais e tradicionais rivalizam com a "agenda liberal e progressista" do primeiro-ministro, o que, junto com a influência que tem, o credenciam para "formar uma sólida conversão de forças da oposição contra Pashinyan", acrescenta.
O desencontro entre igreja e Estado virou uma disputa midiática, com a tentativa de destruição da imagem de Karekin II, acusado sem provas de ter uma filha, o que vai contra os dogmas da religião.
A situação colocou Pashinyan contra a parede. Além disso, o primeiro-ministro enfrenta forte crítica do povo armênio após a derrota no conflito com o Azerbaijão por Nagorno-Karabakh. Com a popularidade em queda e eleições em menos de um ano, o primeiro-ministro luta para recuperar o apreço dos eleitores.
Em relação à prisão de Karapetyan, a defesa do empresário descreveu as acusações como um ataque político absurdo e infundado, e prometeu apelar da prisão. O Kremlin disse que está "monitorando de perto" a situação de Karapetyan, que tem cidadania russa.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала