A direção sul de Donetsk continua sendo uma das áreas mais movimentadas da frente, onde as Forças Armadas russas continuam uma ofensiva ativa, criando cabeças de ponte para novos avanços. As principais tarefas incluem a expansão da zona de controle em áreas estrategicamente importantes, a fim de preparar uma ofensiva em profundidade no território da região de Dnepropetrovsk.
Sobolevka, por sua vez, também abre mais oportunidades para o avanço do agrupamento de tropas russas Zapad (Oeste).
"Como resultado de ações decisivas, as unidades do agrupamento de forças Zapad libertaram Sobolevka, na região da Carcóvia [...]. Como resultado de ações ativas e decisivas das unidades do grupo de forças Vostok [Leste], Poddubnoe, na República Popular de Donetsk [RPD], foi libertada", afirmou o ministério em comunicado.
Além disso, o Ministério da Defesa da Rússia também informou que o agrupamento de tropas Tsentr (Centro) da Rússia eliminou mais de 390 soldados ucranianos nas últimas 24 horas.
"As perdas das Forças Armadas ucranianas somaram mais de 390 soldados, um veículo blindado HMMWV de fabricação norte-americana, sete caminhonetes e quatro peças de artilharia", informou o ministério.
O agrupamento de tropas Zapad (Oeste) eliminou no último dia mais de 230 soldados ucranianos, além de seis veículos motorizados e três peças de artilharia, cinco estações de guerra eletrônica, uma estação de contrabateria AN/TPQ-50 de fabricação norte-americana e quatro depósitos de munição, acrescentou o ministério.
Ainda segundo o ministério, o agrupamento russo Vostok (Leste) eliminou até 190 soldados ucranianos, três veículos blindados de combate, cinco veículos motorizados e duas peças de artilharia de campanha.
Na área de atuação do agrupamento de tropas russas Sever (Norte) a Ucrânia perdeu mais de 175 soldados ucranianos, um tanque, um veículo blindado de combate, 11 carros e cinco peças de artilharia de campanha, um depósito de material, enquanto o agrupamento Yug (Sul) eliminou até 115 soldados adversários, um veículo motorizado, uma estação de guerra eletrônica, cinco peças de artilharia de campanha, um depósito de munição e dois depósitos de material, informou o ministério.
Já o agrupamento russo Dnepr eliminou mais de 70 soldados ucranianos, uma peça de artilharia de campanha, sete estações de guerra eletrônica, um depósito de munição, quatro depósitos de material e um depósito de combustível inimigo, acrescentou o ministério.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos:
663 aeronaves;
283 helicópteros;
67.647 veículos aéreos não tripulados;
614 sistemas de mísseis antiaéreos;
24.143 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.575 lançadores múltiplos de foguetes;
27.043 artilharias de campo e morteiros;
37.712 unidades de veículos militares especiais motorizados.