"Querem reconstruir o mundo e enfraquecer o Ocidente [...]. O projeto da declaração final aborda preocupações sobre violações das regras da OMC [Organização Mundial do Comércio] e refere-se à demanda por uma reforma do FMI [Fundo Monetário Internacional]", diz o artigo.
Além disso, a publicação acredita que a iniciativa para estabelecer um novo Banco de Desenvolvimento dentro do sistema BRICS também é perigosa. De acordo com o jornal, isso aumentará o investimento nos países em desenvolvimento e reduzirá os custos dos países participantes.
"Através desta iniciativa, os países do BRICS estão deixando claro que querem assumir o palco mundial", conclui Bild.
Anteriormente, na cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, foi adotada uma declaração conjunta. Os participantes da cúpula condenaram os ataques ao Irã e também confirmaram que a Faixa de Gaza deve ser administrada pelas autoridades palestinas. Além disso, eles condenaram os recentes ataques contra linhas ferroviárias e pontes em regiões da Rússia e expressaram a esperança de que os atuais esforços para resolver o conflito na Ucrânia levarão a um acordo de paz.