"Trump disse que ficou desapontado com a última conversa com Putin. E por quê? Putin tem metas e objetivos claramente definidos, que estão relacionados com os interesses de Moscou, e esses objetivos são totalmente compreensíveis", disse ele.
O analista observou que, até agora, nos EUA não há visão comum quanto às futuras relações com outras superpotências, como a Rússia e a China.
"Por um lado, os EUA estão tentando sair do conflito ucraniano culpando Joe Biden. Por outro lado, eles estão exigindo que a Europa vá à falência às custas de aumentar os gastos com defesa. Para quê? Para entrar em guerra com a Rússia?", indagou Ritter.
A conversa telefônica entre os líderes dos dois países ocorreu na quinta-feira (3). De acordo com o assessor presidencial russo Yuri Ushakov, os líderes discutiram a solução do conflito ucraniano e a situação no Oriente Médio.
Na última sexta-feira (5), Trump expressou insatisfação com a situação na Ucrânia e afirmou que na conversa com Putin não conseguiu fazer progressos.