As forças russas eliminaram no último dia até 365 militares, dois blindados de combate e seis unidades de artilharia de campanha da Ucrânia na zona de responsabilidade do agrupamento de tropas russas Tsentr (Centro), informou o Ministério da Defesa.
As unidades do agrupamento russo Sever (Norte) atingiram formações ucranianas em vários povoados nas regiões de Carcóvia e Sumy, tendo o adversário perdido até 130 militares, quatro peças de artilharia de campanha e uma estação de guerra eletrônica, informa o comunicado.
Destaca-se que a aviação tático-operacional, drones de ataque, tropas de mísseis e artilharia do Exército da Rússia atingiram depósitos de armazenamento e oficinas de montagem de drones, um local de treinamento dos operadores de drones, bem como pontos de implantação temporária de formações ucranianas, nacionalistas e mercenários estrangeiros.
O ministério acrescenta que o agrupamento de tropas russas Zapad (Oeste) atingiu formações ucranianas perto dos povoados de Osinovo, Petropavlovka e Kupyansk na região de Carcóvia, áreas onde o Exército ucraniano perdeu mais de 210 militares, dois veículos blindados de combate, duas unidades de artilharia, três estações de guerra eletrônica e oito depósitos de munições.
Os militares do agrupamento de tropas russas Vostok (Leste) continuaram avançando na profundidade da defesa do adversário, tendo o Exército de Kiev perdido mais de 195 efetivos, três blindados de combate, uma unidade de artilharia e um depósito de munições.
Destaca-se que os meios russos de defesa antiaérea durante as últimas 24 horas derrubaram dois mísseis de longo alcance Neptun e 259 drones ucranianos de asa fixa.
As unidades do agrupamento russo Yug (Sul) eliminaram no último dia até 215 soldados ucranianos, uma peça de artilharia, uma estação de guerra eletrônica e cinco depósitos de munições.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos do adversário:
664 aeronaves;
283 helicópteros;
71.722 veículos aéreos não tripulados;
622 sistemas de mísseis antiaéreos;
24.297 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.577 lançadores múltiplos de foguetes;
27.710 artilharias de campo e morteiros;
38.560 unidades de veículos militares especiais.