"[EUA e UE têm] Uma relação tensa, contraditória, confusa, incerta, imprevisível e, principalmente, instável. Donald Trump rompeu com os preceitos tradicionais da política externa norte-americana. Causou e causa abalos sísmicos na ordem internacional. As marcas de Trump 2.0 são a agressividade, o unilateralismo e o caráter impositivo."
"A União Europeia adota uma postura cautelosa, até mesmo tímida, diante dos Estados Unidos, embora valha reforçar que a maioria dos países atingidos pelo tarifaço de Donald Trump não reagiram e não retaliaram as tarifas impostas por Washington."
Europa nas mãos dos Estados Unidos
"A Europa enfrenta um dilema, construir sua própria indústria militar ou depender das armas americanas. Essa busca, então, de autonomia em questões de defesa e segurança será o grande desafio europeu no século XXI, ou, sendo mais exato, nas próximas décadas."
"A União Europeia tem um instrumento anticoerção. Para isso é importante chamar a atenção. Esse instrumento foi criado para situações extraordinárias e é possível [que seja usado], caso as negociações fracassem antes de 1º de agosto. Então esse dia é o Dia D da guerra comercial de 2025."