- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Donald Trump impõe tarifas de 50% contra o Brasil

© AP Photo / Casa Branca/ divulgaçãoO presidente Donald Trump e o secretário de Estado Marco Rubio, à direita, sentam-se na Sala de Situação, na Casa Branca. Washington, D.C., 21 de junho de 2025
O presidente Donald Trump e o secretário de Estado Marco Rubio, à direita, sentam-se na Sala de Situação, na Casa Branca. Washington, D.C., 21 de junho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 09.07.2025
Nos siga no
Dando continuidade à série de tarifaços, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) que o Brasil não vai escapar. Segundo ele, os EUA vão adotar uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros.
A novidade entra em vigor a partir de 1º de agosto.

"A partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Brasil uma tarifa de 50% sobre todos e quaisquer produtos brasileiros enviados aos Estados Unidos separadamente de todas as tarifas setoriais. Além disso, tivemos anos para discutir nosso relacionamento comercial com o Brasil e concluímos que devemos nos afastar da longa e muito injusta relação comercial engendrada pelas tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil. Nosso relacionamento tem sido, infelizmente, longe de ser recíproco", diz o comunicado enviado ao governo brasileiro.

Ele adiciona ainda que "a tarifa de 50% está muito aquém do necessário para garantir um campo de jogo nivelado entre nossos países".
O presidente dos EUA começou sua carta com uma mensagem de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, acusando o Brasil de realizar uma "caça às bruxas" por conta das investigações envolvendo o ex-mandatário.
Washington ameaça aplicar tarifas a partir de 1º de agosto a alguns países se não houver progresso nas negociações

BRICS como pivô

Trump afirmou durante reunião de gabinete recente que os países do BRICS pagariam tarifa de 10% na entrada de seus produtos em território norte-americano.
"Se fizerem parte do BRICS, terão que pagar uma tarifa de 10% só por isso."
O presidente dos EUA também afirmou que o grupo foi criado para "destruir" o dólar norte-americano e, eventualmente, substituí-lo como moeda de reserva.
Essa não foi a primeira vez que Trump declarou suas intenções de contrapor as iniciativas de desdolarização do BRICS. Em dezembro do ano passado, quando montava seu tarifaço, ele demonstrou pela primeira vez se sentir ameaçado pelo grupo.
A ameaça foi vista com maus olhos pelos membros do BRICS. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, reagiu na segunda-feira (7), durante o encerramento da cúpula de chefes de Estado no Rio de Janeiro, e também nesta terça-feira (8), durante encontro com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.
"Não acho muito responsável o presidente da República de um país do tamanho dos EUA ficar ameaçando o mundo através da Internet. Não é correto. Ele precisa saber que o mundo mudou. Não queremos imperadores, somos soberanos. É equivocado e irresponsável", disse o líder do Palácio do Planalto.
Já o ex-presidente russo e atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, reagiu dizendo que a declaração de Trump evidencia que o BRICS está ganhando força no cenário mundial.
"O BRICS está ganhando autoridade. Trump disse que haverá uma tarifa extra de 10% para quem apoiar o BRICS, ou seja, estamos no caminho certo!"
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала