"Estamos cientes de que uma terceira rodada de negociações diretas ocorreu entre as duas partes. Apoiamos os apelos constantes por um cessar-fogo total e incondicional […] e saudamos a notícia de que a Rússia e a Ucrânia concordaram com uma nova troca de prisioneiros, especialmente os gravemente doentes e feridos."
A terceira rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia ocorreu em Istambul, ontem (23). Ela foi realizada no Palácio Ciragan, em formato fechado, após uma reunião privada entre os chefes das delegações — o assessor presidencial russo Vladimir Medinsky e o secretário ucraniano do Conselho de Segurança Nacional, Rustem Umerov.
Entre outros assuntos, foi discutida a questão do retorno de civis levados pelas tropas ucranianas durante o ataque à região russa de Kursk, disse Medinsky após as tratativas.
A Rússia também propôs a Kiev trocar pelo menos 1,2 mil prisioneiros de cada lado — um número inédito desde o início da operação militar especial, em 2022.
Além disso, Moscou sugeriu um acordo para que sejam viabilizados dois cessar-fogos curtos, respectivamente de 24 horas e 48 horas, a fim de permitir a retirada de feridos e corpos das linhas de frente do combate.