Panorama internacional

Impondo tarifas contra parceiros da Rússia EUA prejudicam sua própria economia, diz ex-oficial da CIA

Ao impor tarifas aos parceiros comerciais da Rússia, o presidente norte-americano Donald Trump prejudicará a economia dos EUA mais do que a da Rússia, disse à Sputnik Larry Johnson, funcionário aposentado da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês).
Sputnik
Os EUA já ameaçaram impor tarifas de 100% sobre produtos da Rússia e sanções secundárias contra países que compram petróleo russo se não for acordado um cessar-fogo entre Moscou e Kiev. Na quarta-feira (6), Trump assinou um decreto impondo uma taxa adicional de 25% sobre as importações da Índia devido as suas aquisições de petróleo da Rússia.

"Ele pode muito bem impor tarifas contra a Índia e a China. Não tenho dúvidas sobre isso. Mas isso só vai prejudicar os Estados Unidos. Ele acha que vai atingir a Rússia, mas pior será para os EUA", considera o ex-analista da CIA.

Notícias do Brasil
Lula diz que não vai se humilhar a Trump e que debaterá alternativas ao tarifaço com o BRICS
De acordo com sua avaliação, já se pode ver sinais preocupantes na economia dos EUA, incluindo um pequeno aumento de empregos e uma queda na produção industrial.
"Trump não está olhando para a situação racionalmente. Aqueles que tomam decisões [em Washington] fazem de conta que o mundo é o mesmo que era em 2000. Na época, para a maior parte do mundo o principal parceiro comercial eram os EUA. Hoje é a China", explicou Johnson.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar