Panorama internacional

Cairo denuncia severas restrições impostas por Israel à entrega de ajuda humanitária a Gaza

Segundo o ministro das Relações Exteriores egípcio, Badr Abdelatty, Israel aplicou restrições severas à entrega de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza.
Sputnik

"O Egito não interromperá por um minuto seus esforços de mediação e esforços para entregar ajuda por terra e pelo ar através das fronteiras de Rafah e Kerem Shalom, mas há obstáculos que enfrentamos — sérias restrições impostas por Israel à entrega de ajuda", disse Abdelatty durante uma coletiva de imprensa conjunta com seu colega marfinense, Leon Kacou Adom, nesta segunda-feira (11).

O alto comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Turk, disse também nesta segunda-feira que a negação de alimentos por Israel aos civis em Gaza pode constituir um crime contra a humanidade, chamando as imagens de pessoas morrendo de fome em Gaza de "de partir o coração e intoleráveis". Israel segue restringindo severamente a entrada de assistência humanitária em Gaza, e a quantidade de ajuda permitida está muito aquém do necessário, disse Turk.
Panorama internacional
Plano de guerra de Benjamin Netanyahu para Gaza fracassará, alerta ministro das Finanças de Israel

Controle total de Gaza

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu anunciou que Israel pretende estabelecer o domínio sobre toda a Faixa de Gaza para garantir um perímetro de segurança, transferindo posteriormente o controlo do território para uma nova "administração civil".
O intento, inclusive, foi confirmado pelo gabinete do primeiro-ministro, que afirmou que o Conselho de Segurança israelense aceitou sua proposta de infligir uma derrota decisiva ao Hamas e estabelecer o controle sobre a Cidade de Gaza.
No domingo (10), ataques israelenses mataram vários jornalistas da Al-Jazeera em Gaza. A ofensiva, inclusive, foi condenada pelo governo brasileiro.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar