Notícias do Brasil

Governo do Brasil: Trump busca influenciar política brasileira e planeja ações além de Bolsonaro

O governo brasileiro interpreta as tarifas e sanções impostas pelos Estados Unidos como parte de uma estratégia de "mudança de regime" no país.
Sputnik
A avaliação é que o presidente Donald Trump está indo além da simples tentativa de interferência no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), previsto para setembro.
Segundo uma fonte do Palácio do Planalto, conforme a Folha de S.Paulo, as ações lideradas por Trump teriam como objetivo impactar o cenário eleitoral do Brasil. Na visão do governo, os EUA querem garantir que um candidato ideologicamente alinhado com Trump esteja presente na disputa presidencial de 2026.
Notícias do Brasil
Lula diz que não vai se humilhar a Trump e que debaterá alternativas ao tarifaço com o BRICS
Além disso, o governo acredita que, caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja reeleito no próximo ano, Trump poderá questionar a legitimidade do pleito brasileiro. O deputado Eduardo Bolsonaro tem repetido que, se Jair Bolsonaro, seu pai, for impedido de concorrer, os EUA não reconhecerão o resultado da eleição no Brasil.
Para o Planalto, há uma movimentação por parte dos Estados Unidos para reafirmar sua influência na América Latina. Como exemplo, além de pressionar pela absolvição de Bolsonaro e criticar a prisão do ex-presidente colombiano Álvaro Uribe, ligado à direita, Washington também manifestou apoio à prisão da ex-presidente argentina Cristina Kirchner, associada à esquerda.

Ações dos EUA

Em 30 de julho, o Tesouro dos EUA incluiu o ministro Alexandre de Moraes, do STF, na lista de restrições do departamento, acusando-o de "campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam direitos humanos e processos politizados, inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro", investigado nos processos da trama golpista após as eleições de 2022. No mesmo dia, Trump oficializou o tarifaço de 50% sobre as exportações brasileiras.
Moraes declarou que o intuito dos investigados é "provocar instabilidade e abrir caminho para um novo ataque". "Assumem, inclusive nas redes sociais, a intermediação com um governo estrangeiro para impor medidas econômicas contra o Brasil, como a taxação de 50% dos produtos brasileiros nos Estados Unidos."
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar