- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Donald Trump oficializa tarifaço de 50% contra exportações do Brasil

© AP Photo / Ben CurtisPresidente Donald Trump aponta para repórter enquanto responde perguntas em coletiva de imprensa. EUA, 13 de fevereiro de 2025
Presidente Donald Trump aponta para repórter enquanto responde perguntas em coletiva de imprensa. EUA, 13 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 30.07.2025
Nos siga no
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) uma Ordem Executiva implementando a tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras. Segundo a Casa Branca, o tarifaço é um reflexo de "políticas, práticas e ações recentes do governo do Brasil". Documento exclui da alíquota produtos como suco de laranja e aviões.
Além dos motivos que afetariam os norte-americanos, a nota publicada por Washington também afirma que a Ordem Executiva foi emitida pela suposta perseguição política sofrida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e por apoiadores no Brasil.

"A ordem considera que a perseguição, a intimidação, o assédio, a censura e o processo politicamente motivados pelo governo do Brasil contra o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro e milhares de seus apoiadores são graves violações dos direitos humanos que minaram o Estado de Direito no Brasil."

Ainda na declaração, a Casa Branca destacou que membros do governo Lula tomaram "ações sem precedentes para coagir, de forma tirânica e arbitrária, empresas dos EUA para censurar discursos políticos" e tentar mudar políticas de uso dessas plataformas diante de "multas extraordinárias".
"Isso prejudica não apenas a viabilidade das operações comerciais de empresas americanas no Brasil, mas também a política dos Estados Unidos de promover eleições livres e justas e de proteger os direitos humanos fundamentais no país e no exterior."
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, discursa durante evento na fábrica da Toyota em Sorocaba, São Paulo, em 18 de março de 2025. - Sputnik Brasil, 1920, 30.07.2025
Notícias do Brasil
Tensões comerciais entre Brasil e EUA: Lula responde a tarifas de Trump e pede por 'respeito'
Adicionado à lista de sanções dos EUA nesta quarta-feira (30), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi citado na nota e acusado de abusar do poder judicial, além de "intimidar milhares de adversários políticos, proteger aliados corruptos e suprimir a dissidência".
"O presidente Trump está defendendo empresas americanas da extorsão, protegendo cidadãos americanos da perseguição política, salvaguardando a liberdade de expressão americana da censura e salvando a economia americana de ficar sujeita aos decretos arbitrários de um juiz estrangeiro tirânico."

Suco de laranja e aeronaves ficam de fora da tarifa

O documento enviado ao governo brasileiro afirma que a nova tarifa já entra em vigor a partir do dia 6 de agosto — oito dias após a assinatura do decreto pelo presidente Donald Trump. Além disso, o texto traz uma lista de produtos que ficam isentos da alíquota de importação de 50%. Entre os principais estão suco de laranja e aeronaves de aviação civil, beneficiando diretamente a Embraer.
Porém, o café, produto que o Brasil é responsável por fornecer mais de um terço das importações dos Estados Unidos, não entrou na isenção. Veja a lista abaixo:
Suco e polpa de laranja;
Aeronaves civis, motores, peças e simuladores de voo;
Petróleo, gás, carvão e outros produtos energéticos;
Castanha-do-Brasil, fresca ou seca, com casca;
Ouro e prata não monetários, em lingotes ou dore;
Minérios e concentrados de estanho;
Alumina metalúrgica (óxido de alumínio);
Celulose de madeira e outras polpas químicas;
Diversos fertilizantes;
Certos tipos de silício;
Madeira tropical serrada ou descascada;
Produtos semielaborados e derivados de cobre;
Carros, SUVs, minivans e caminhões leves, além de peças;
Doações humanitárias (alimentos, roupas, medicamentos);
Materiais informativos, como livros, filmes, CDs e obras de arte.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала