Witkoff destacou que na segunda-feira (18), o presidente dos EUA, Donald Trump, e Vladimir Zelensky discutirão a questão dos territórios para a resolução do conflito.
A questão fundamental, que é algum tipo de troca de terras, que obviamente e em última instância está sob o controle dos ucranianos, e que não pôde ser discutida nessa reunião com a Rússia na sexta-feira (15), ressaltou.
Segundo o político, a questão territorial será discutida na segunda-feira (18) para esclarecer o assunto e alcançar em breve a resolução pacífica do conflito na Ucrânia.
Na sexta-feira (15), o presidente russo, Vladimir Putin, e seu homólogo norte-americano, Donald Trump, se encontraram no Alasca. A reunião dos líderes ocorreu na base militar de Elmendorf-Richardson em Anchorage. A conversa em um formato estreito "três a três" durou duas horas e 45 minutos.
Como observou o líder russo no final da reunião, foi alcançado um entendimento entre as partes que pode abrir o caminho para a paz na Ucrânia. Ambos os líderes expressaram sua vontade de trabalhar para pôr fim ao conflito.