Panorama internacional

China está no caminho para ser uma das maiores exportadoras de energia, dizem analistas

A China pode se tornar uma grande exportadora de energia em um futuro próximo, segundo especialistas. No relatório A Nova Face da Energia Mundial, publicado pela Sputnik, os especialistas expressaram sua opinião sobre o desenvolvimento da energia na China.
Sputnik
Conforme observam os autores do relatório, os cientistas Vladimir Litvinenko e Aleksandr Yakovenko, a China se tornou líder mundial em energia renovável, e em seu território estão localizados mais de 70% da capacidade mundial de produção de equipamentos para a economia "verde". Além disso, o país está aumentando os investimentos em infraestrutura energética concomitante, baterias, e continua a explorar combustíveis fósseis.
"A China, que já garantiu sua segurança energética, está caminhando com confiança para a independência energética total, formando um equilíbrio energético sustentável, baseado em seus próprios recursos", afirma o relatório.
"Não há dúvidas, levando em consideração a perseverança e o profissionalismo dos chineses, de que eles alcançarão o resultado desejado em um futuro próximo, o que transformará a China de importadora de energia em grande exportadora de energia", acreditam os cientistas.
O documento também afirma que uma parte importante da estratégia da China para reduzir a dependência da importação de combustíveis é a transformação de carvão. Estão investindo bilhões de dólares nesse setor, produzindo combustível sintético, metanol e amônia.
Notícias do Brasil
Mídia: Brasil busca apoio da China para cortar emissões de carbono no transporte marítimo
"Os esforços da China para fortalecer sua própria segurança energética estão gerando uma enxurrada de críticas, muitas vezes disfarçadas de preocupação com o meio ambiente", diz o relatório.
Em julho, o Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca em seu relatório afirmou que a China está prestes a se tornar a maior produtora mundial de energia nuclear até 2030.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar