De acordo com o levantamento, somente 20% dos eleitores estariam dispostos a votar na legenda do primeiro-ministro Keir Starmer, o pior resultado desde as eleições gerais de 2024.
Já o partido populista de direita Reform UK, que vem ganhando popularidade, lidera a pesquisa com 28% das intenções de voto, seguido pelos Conservadores, com 17%, e pelos Liberal-Democratas, com 16%. Ao todo, 2.439 pessoas participaram do estudo, realizado entre 25 e 26 de agosto.
O Reform UK conquistou o controle de 10 conselhos locais e elegeu 677 representantes para autoridades municipais nas eleições locais realizadas em maio no Reino Unido. Até então, o partido não possuía nenhuma cadeira em conselhos regionais.
Outra pesquisa do YouGov, em fevereiro, já havia mostrado que o Reform UK havia ultrapassado o Partido Trabalhista nas avaliações de aprovação pela primeira vez. Além disso, segundo outro levantamento do YouGov no mesmo mês, o líder da sigla, Nigel Farage, superou Starmer em índices de aprovação, mesmo levando em conta a margem de erro.
Na última terça (26), Farage apresentou um plano de deportação em massa de todos os imigrantes ilegais, sem exceção, que inclui a retirada do Reino Unido da Convenção Europeia de Direitos Humanos (CEDH) e outras medidas voltadas a eliminar barreiras legais para a expulsão de migrantes.