Panorama internacional

É possível encontrar um consenso para garantir a segurança da Ucrânia, diz Putin

O presidente russo Vladimir Putin se reúne com o primeiro-ministro eslovaco Robert Fico em Pequim nesta terça-feira (2), informou um correspondente da Sputnik.
Sputnik
O primeiro-ministro eslovaco destacou que Bratislava está interessada em padronizar as relações com Moscou, por isso Fico propõe uma reunião de comissão conjunta para aprofundamento da cooperação.
"Devemos procurar oportunidades para aprofundar e ampliar nossa cooperação e encontrar áreas onde possamos cooperar estreitamente", ressaltou.
Neste contexto, continuou, a Eslováquia continuará a cooperação na área de cuidados com sepulturas de militares soviéticos que morreram na Segunda Guerra Mundial, libertando o país dos nazistas alemães.
Panorama internacional
Robert Fico não corre mais perigo de vida após cirurgia, diz vice-primeiro-ministro eslovaco

Ataques ucranianos contra infraestrutura energética russa no Leste Europeu

Além disso, Fico afirmou que discutirá na sexta-feira (5) com o líder atual ucraniano, Vladimir Zelensky, a inadmissibilidade dos ataques à infraestrutura energética.

"Vou levar esta questão muito a sério. Porque é impossível que tais ataques sejam realizados a uma infraestrutura muito importante para nós", acrescentou.

Quando discutiu esta preocupação da parte eslovaca, Putin aconselhou os países do Leste Europeu a fechar o fornecimento de gás e petróleo para a Ucrânia, a fim de parar os ataques ucranianos à infraestrutura energética.
Ele lembrou que Moscou suportou por muito tempo enquanto os ucranianos atacavam a infraestrutura energética russa e, em seguida, começou a responder seriamente.
Panorama internacional
Jornal: Europa está em guerra com a Rússia, mas também com a própria população europeia

Relações com UE, conversas com EUA e resolução do conflito ucraniano

É importante mencionar o fato de que Fico comparou a União Europeia (UE) a "um sapo no fundo de um poço que não vê o que está acontecendo no topo".
Vladimir Putin, por sua vez, respondeu que não quer comparar a União Europeia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) com animais rastejantes, pois essas organizações não são especialistas em contos de fadas, mas em filmes de terror.
Vale ressaltar que o primeiro-ministro eslovaco opinou que a Ucrânia não deve se tornar um Estado-membro da OTAN.
Com relação à questão ucraniana, Putin apontou que discutiu com o presidente norte-americano, Donald Trump, no Alasca opções para garantir a segurança da Ucrânia após o fim do conflito e um consenso para garantir a segurança da Ucrânia pode ter sido um assunto de discussão em Anchorage também.
Operação militar especial russa
Zelensky tenta culpar Moscou, enquanto Putin e Trump avançam no diálogo de paz no Alasca, diz mídia
Segundo Putin, o único objetivo da Rússia no conflito na Ucrânia é proteger seus próprios interesses. Conforme ele, Moscou foi forçada a proteger as pessoas que ligam seu destino à Rússia.
Entretanto, Putin lembrou que Moscou nunca foi contra a adesão da Ucrânia à UE, porém considera inaceitável a adesão do país à OTAN.
Então, o líder russo chamou de conto a histeria ocidental sobre os supostos planos da Rússia de atacar a Europa e ressaltou que a Rússia não pretende atacar ninguém.
O presidente russo também disse que os Estados Unidos começaram a ouvir a Rússia sob a nova administração, tendo a cúpula no Alasca confirmado isso. Putin acrescentou que Moscou está discutindo com Washington a possibilidade de cooperação na usina nuclear de Zaporozhie.
Assim, Putin finalizou, expressando a esperança de que o diálogo construtivo entre Moscou e Washington continue.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar