O encontro reuniu parlamentares, empresários, representantes culturais e sociais, além de parceiros e candidatos à adesão.
A lista aprovada inclui beneficência, soberania cultural, igualdade entre culturas, prosperidade econômica, justiça social, multipolaridade, saúde, orientação para o desenvolvimento, responsabilidade com as futuras gerações, humanismo, pacificidade, respeito mútuo, moderação, evitação do fanatismo, solidariedade, unidade e honestidade. Esses valores passam a servir como base para novas iniciativas de cooperação entre os membros.
"Os países do BRICS não tratam apenas de pragmatismo, mas também de uma base espiritual", enfatizou Dmitry Kuznetsov, deputado e membro da Comissão de Assuntos Internacionais da Duma de Estado da Federação da Rússia e vice-presidente do fórum.
Durante o fórum, também foram anunciados projetos conjuntos nas áreas de negócios, educação, medicina e inovações humanitárias e culturais. O evento será encerrado com a assinatura de uma declaração oficial, que consolida os valores comuns como fundamento para ampliar a parceria entre os países do BRICS.
Anteriormente, foi criado o Prêmio Literário do BRICS para promover a cooperação na área de literatura, que é uma das principais do bloco.
Segundo Dmitry Kuznetsov, foi a arte dos escritores indicados ao prêmio que ajudou a definir os valores clássicos e contemporâneos que unem os países-membros do BRICS.
O evento é organizado pela Frente Parlamentar do BRICS no Congresso Nacional e pela Women BRICS Alliance, com o apoio da World Association on Traditional Values. O objetivo é fortalecer a cooperação multilateral entre os países do bloco e promover o diálogo sobre questões estratégicas que afetam tanto as nações membros quanto o cenário global.