O grupo de forças russo Tsentr (Centro) eliminou mais de 550 militares ucranianos nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Defesa russo nesta segunda-feira (22).
"As Forças Armadas ucranianas perderam mais de 550 militares, dois veículos blindados de combate, incluindo um veículo blindado de transporte de pessoal M113 de fabricação norte-americana, três carros e uma peça de artilharia", informou o ministério em comunicado.
O agrupamento de forças russo Vostok (Leste) eliminou até 295 soldados ucranianos, o agrupamento Zapad (Oeste) eliminou mais de 240 militares ucranianos e as forças russas Yug (Sul) eliminaram até 210 soldados ucranianos, informou o ministério.
As forças Vostok também assumiram o controle do povoado de Kalinovskoe na região de Dnepropetrovsk, segundo o ministério.
"Unidades do grupo de forças Vostok avançaram profundamente nas defesas inimigas e libertaram o povoado de Kalinovskoe na região de Dnepropetrovsk", informou o ministério em um comunicado.
Em batalhas com o agrupamento russo Sever (Norte), Kiev perdeu mais de 190 soldados nas últimas 24 horas, com 12 veículos motorizados, quatro peças de artilharia de campanha e três depósitos de material sendo destruídos, informou o ministério.
O agrupamento Dniepre eliminou até 50 militares ucranianos, um veículo blindado HMMWV de fabricação norte-americana, oito veículos motorizados, uma peça de artilharia, cinco estações de guerra eletrônica, dois depósitos de munição e um depósito de material nas últimas 24 horas.
Além disso, tropas russas atingiram uma empresa da indústria aeronáutica ucraniana, infraestrutura de aeródromo militar, locais de armazenamento e lançamento de drones, bem como um centro de treinamento para mercenários estrangeiros, segundo o comunicado.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos:
667 aeronaves;
283 helicópteros;
85.822 veículos aéreos não tripulados;
628 sistemas de mísseis antiaéreos;
25.208 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.592 lançadores múltiplos de foguetes;
29.816 artilharias de campo e morteiros;
42.374 unidades de veículos militares especiais motorizados.