O documento foi assinado antes das negociações à margem da Semana de Alto Nível da 80ª sessão da Assembleia Geral da ONU.
Além disso, nesta sexta-feira (26), também à margem da Assembleia Geral, ocorreu o encontro de assuntos internacionais e de chanceleres do BRICS. Ao final da reunião, foi publicado um comunicado conjunto sobre o encontro, realizado a portas fechadas.
Entre os principais pontos estão: o compromisso com o multilateralismo, a multipolaridade e a defesa do direito internacional, reafirmado pelos ministros; a garantia de participação e mais oportunidades para mercados considerados emergentes e países em desenvolvimento; além de uma abrangente reforma na ONU, incluindo no Conselho de Segurança.
Os chanceleres também demonstraram preocupação com as restrições ao comércio mundial por meio de sanções e tarifas, como vêm sendo aplicadas. Por fim, os ministros observaram que a expansão do BRICS reflete a influência, a credibilidade e o apelo que o grupo tem como uma plataforma importante para uma governança global inclusiva e para a amplificação das vozes coletivas do Sul Global.