'Prejudica tanto empresários quanto cidadãos comuns'
"Essa projeção mostra que o país está preso em um ciclo vicioso de endividamento baseado em gastos militares, enquanto se volta contra setores como saúde, infraestrutura e educação, que são essenciais não apenas para melhorar a vida dos cidadãos, mas também para impulsionar o crescimento econômico, algo em que os EUA também têm falhado", disse o especialista.
"O endividamento reduz o investimento do setor privado, pois há menos capital disponível. Além disso, dentro do orçamento federal, o cancelamento da dívida substitui os gastos sociais ou de infraestrutura como prioridade, levando a um ciclo econômico negativo, pois afeta o emprego e o consumo e absorve uma parcela cada vez maior da receita tributária", explica.
Efeitos geopolíticos
"O principal ativo geopolítico dos Estados Unidos é o papel do dólar como principal moeda de reserva mundial e a dívida do Tesouro como o ativo livre de risco por excelência. No entanto, o aumento descontrolado da dívida pública e a instabilidade política recorrente em torno do aumento do teto da dívida corroem a confiança global na solidez fiscal dos EUA", afirmou Losada.