Notícias do Brasil

Com 162 delegações confirmadas na COP, reunião pré-COP destaca avanços do governo brasileiro

Exatos 30 dias. É o que falta para que a COP30 em Belém, Pará. Segundo o presidente da conferência, embaixador André Corrêa do Lago, 162 delegações já confirmaram presença do evento.
Sputnik
Nesta sexta-feira (10), a ministra do Meio Ambiente e Clima, Marina da Silva, o secretário do Itamaraty de Clima, Energia e Meio Ambiente, embaixador Maurício Lyrio, e o presidente e a diretora-executiva da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), embaixador André Corrêa do Lago e Ana Toni, se reuniram no Instituto Rio Branco, em Brasília para detalhar os prepartivos para o megaevento.

"Esse é o momento da ação. [...] O governo brasileiro tem privilegiado iniciativas muito concretas no combate à mudança do clima", afirmou Lyrio acerca de ações práticas desenvolvidas pelo Brasil no âmbito da COP30.

Sob a presidência do Brasil, há a necessidade do fechamento de uma convenção combinada. São cerca de "140 decisões a serem tomadas na COP, destaques para adaptação e transição justa", disse Lyrio.
Notícias do Brasil
Se prospecção revelar petróleo na foz do Amazonas, deverá haver avaliação ambiental, diz Marina
O embaixador Corrêa do Lago, responsável pela representação brasileira na COP30, destacou o bom momento que já se avizinha a partir dos eventos preparativos. Segundo o embaixador, já são 162 delegações com participação confirmada.
Ele ressaltou que, embora as negociações continuem sendo necessárias, dado o avanço da ciência, da tecnologia e das circunstâncias globais, há uma percepção crescente de que o mundo já dispõe de mecanismos e acordos suficientes para agir.
Segundo o embaixador, o "Círculo de Presidentes" está refletindo sobre o que faltou até aqui e que estruturas seriam necessárias para o futuro da governança climática, especialmente no que diz respeito à implementação.
"Não se trata de substituir o Acordo de Paris ou o UNFCCC, que continuam sendo os espaços centrais de negociação, mas sim de pensar além, no que pode complementar esse processo", explicou.
Notícias do Brasil
COP30: Belém terá 53 mil leitos; presidência lança consultas especiais para acelerar negociações
Corrêa do Lago destacou a mobilização interna no Brasil como um dos elementos mais “enriquecedores” da preparação para a COP30. Ele elogiou o papel dos enviados especiais e mencionou o esforço de articulação entre ministérios, além da forte participação de setores da sociedade civil e da economia.
"Estamos recebendo documentos do setor de energia, agricultura, mineração, transportes [...] Fiquei absolutamente fascinado com um relatório do encontro da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia. Me dizem que foi a primeira vez que todas as instituições da região se reuniram para propor soluções amazônicas para os 30 objetivos-chave da agenda de ação", salientou.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar